16/07/2008

Hoje apetece-me...
recordar,

o GiraSolum.

Li n' As Beiras de hoje que a "igreja" IURD, vai comprar os cinemas do Centro Comercial GiraSolum. Mal leio o titulo, recordei-me dos bons momentos que ali passei. Antes de Coimbra ser invadida pelos grandes centros comerciais era aquele espaço que servia para ponto de encontro. Ali encontrava-mos as lojas de roupa da moda, sapatarias, ourivesarias, discotecas(não das que servem para dançar), etc...
Mas o cinema, era sem dúvida nenhuma, ali. Não foi o primeiro onde foi, recordo-me de ter ido ao Teatro Tivoli, onde hoje é a Zara, perto do Hotel Astória, vi "Os Deuses devem estar Loucos"(...quase de certeza). Mas dos cinemas do Gira, as memórias são maiores. Lá levei, com 10/11 anos, aquela que deve ter sido um dos meus primeiros "amores", chamava-se Sara, vimos "Um policia num Jardim Escola"(...quase de certeza). Depois, seja com mais ou menos amigos, em festas de anos ou simplesmente por um filme de "pancada" e/ou guerra, que faziam as loucuras da infância, muitas horas com os olhos colados no ecrã. Por estes tempos, tinha apenas uma sala, depois, fruto da concorrência, modernizou-se, criou duas salas bem mais confortáveis e de superior qualidade, já com as malfadadas pipocas à venda no exterior. Pouco tempo duraram e já à muito que estão fechadas com papeis na porta a anunciar a sua venda ou aluguer. Com a morte dos cinemas, também o Gira morreu. Os corredores cheios gente e com lojas para todos os gostos, são agora pouco mais do que uma simples memória e ilusão dos meus tempos de adolescência. Vão sobrevivendo as lojas do primeiro piso e algumas mais conhecidas, com o forte impacto que os cafés e esplanadas têm no local, com o famoso S. José à cabeça.

Foi por isso com alguma tristeza e nostalgia, que li a venda das salas de cinema do Gira. Trocarem, os risos de um filme de comédia, as lágrimas de um romance ou os gritos de um filme de terror, por lágrimas e gritos de pessoas que acreditam estarem a atingir a salvação eterna e a cura para todos os males. Poderemos considerá-lo também um filme, mas penso que é o triste filme da vida de alguns, onde o preço do bilhete fica certamente muito mais caro.

Muitas mais histórias poderia aqui contar, mas o mais importante, é que muitos bons tempos e momentos recordo do GiraSolum...

7 comentários:

Mota disse...

vamos lá por partes:

- A IURD???? dasssse!!!
- No lugar do Tivoli acho que já ão é a Zara.
_ O Gira... Bons velhos tempos!

Mota disse...

A sara? hum... a Sara...!!!!!

Nuno Sequeira disse...

É verdade a IURD...
Tenho ideia que ainda é a Zara, mas já não passo por lá há algum tempo.
Muitos bons velhos tempos, no Gira..
É verdade, a Sara, não a vejo aos anos...
E antes desta Sara, era outra Sara, nos tempos da velhinha Anexas...(estava na altura das Saras)
Que belos eram os "amores" nesta idade...

Porra, é só recordações...estou-me a sentir velho

Caratequide disse...

E feio e gordo...

Anónimo disse...

Bem me lembro dessas idas ao cinema. Tive quase que te partir essa tromba seu porco!

Nuno Sequeira disse...

Caro Caratequide,
antes de mais um abraço.

Relativamente à tua mensagem, não vou discutir os teus gostos pessoais, mas gordo é algo que não sou...
Agradecia ainda, que deixasses de escrever comentários assinados em nome de outras pessoas. Razão pela qual, me posso ver na obrigação de apagar comentários, algo que até agora não fiz, nem queria fazer.
Mais um grande abraço e espero que tudo esteja a correr bem pelo Porto...

Nuno Sequeira disse...

Queria publicamente, pedir as mais sinceras desculpas ao caratequide por o ter acusado de ter sido ele a assinar com um nome falso.
Sei agora que não foi ele, conhecendo já o autor da gracinha.
Relativamente à questão de o Tivoli ser ou não ser Zara, já sei a resposta e realmente já não é Zara.
Não sei o nome da loja, mas é outra feira de roupa.

Abraço.