21/07/2007

Hoje apetece-me...
Divulgar,

Vi no blog do Carlos Barradas(www.necessidades.blogspot.com) e gostei.



"Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco. Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano. Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura do seu search engine chamada Blackle.com, que funciona exactamente igual à versão original mas consome menos energia."

3 comentários:

Luis Correia disse...

Desta vez vou assinar para que o meu amigo não fique ofendido com um comentário anónimo...lol...
Interessante o post pois desconhecia por completo mas realmente não é a mesma coisa, visto que não podemos efectuar uma busca em paginas só de Portugal~, não tens acesso às opções de noticias ou imagens, não tens por exemplo o igoogle (para quem não conhece, recomendo que dê uma olhadela...)...
Enfim, a atitude foi boa mas se realmente querem fazer a diferença, criem ou refaçam o blackle.com com as mesmas funcinalidades que o google classico...

Abraço

Ps: Parabens pelo blogue, como já te tinha dito visito quase diariamente, pena é que não o actualizas com mais frequência.

alexvf disse...

Esta página não tem essas funcionalidades todas que mencionas porque, ao contrário do que o Sequeira escreveu, este motor de busca não foi criado pelo Google.
Ou melhor, é um daqueles motores de busca que o Google permite que coloques no teu site ou blog mas não é o Google original'.
Segundo o link que se encontra no fundo da página do Blackle.com, a empresa que o fez chama-se Heap Media e está sediada na Austrália.
Compreendo a confusão do Sequeira (ao afirmar que esta página tinha sido criada pelo Google) porque o que ele menciona no post dele já eu recebi por e-mail duas ou três vezes e já vi mencionado noutros blogs.
De qualquer das maneiras, esta página era capaz de ter alguma utilidade há um ou dois anos atrás. Neste momento, com a tendência para o desaparecimento dos monitores CRT, o problema já não se põe... os plasmas e os LCDs não sofrem deste problema de consumo de acordo com a claridade das cores que apresentam.

Nuno Sequeira disse...

Muito obrigado amigos pelo vosso comentário. É bom saber que estão atentos, ainda mais pelo esclarecimento das dúvidas ou informação mal dada da minha parte.
Um Abraço.