17/07/2007

Hoje apetece-me...
Comentar,

Então agora que tenho um bocadito de tempo livre, vou fazer um pequeno comentário às eleições intercalares na capital.

Como disse anteriormente, a abstenção foi a grande vencedora destas eleições, como é óbvio é uma péssima vitória, porque acho que as pessoas confundem o direito e dever de votar com o direito a mostrarmos-nos descontentes e para isso serve o voto branco(acho que aqui também a comunicação social tem culpa, não divulgando de forma mais clara este sentido de voto).

Mas falando dos resultados em si. António Costa vence as eleições com 29,54 % dos votos elegendo 6 vereadores, não consegue a tão desejada maioria, mas infelizmente pode dar ao governo um pequeno balão de ar fresco, sendo esta uma vitória de um ex-ministro(talvez o número 2 do governo). Preocupa-me que o governo assuma esta vitória como sua e que as politicas que têm metido o povo em luta se mantenham.
Em segundo fica Carmona Rodrigues com 16,7% e elege 3 vereadores, para mim o grande vencedor destas eleições. É obrigado a demitir-se pelo PSD, onde Marques Mendes a toma uma posição de pulso e demonstra grande coragem politica. Apesar de ser arguído nalguns processos o povo já decidiu e ilibou, acho arriscado mas.....
Em terceiro lugar, o grande derrotado, o PSD e Fernando Negrão com 15,74% elegendo 3 vereadores. Acho que não foi a melhor escolha do PSD, mas acredito que a derrota era esperada e que os grandes nomes para Lisboa não quiseram aparecer. Com esta derrota Marques Mendes , toma a única posição possível, submetendo-se a eleições directas.(Sempre à coca a ver o que pode cair já se encontra Menezes, que vai dizendo que se quiserem ele avança. Numa entrevista que ouvi à TSF, fiquei com a sensação de que ele era omnipresente, pois dizia que se fosse presidente do PSD, estava em tudo lado a toda a hora...).
Em quarto lugar, Helena Roseta, outra das grandes vencedores, com 10,21% dos votos, elege 2 vereadores. Mostrou garra, força e capacidade de liderança, valeu-lhe esta votação.( começa a parecer que Manuel Alegre criou uma moda e que povo gosta, acho que é mais que altura que os partidos políticos tirem ilações de tudo disto).
Em quinto, o PCP, desculpem a CDU encabeçada por Rúben de Carvalho, com 9,53 e elege 2 vereadores. Nada a acrescentar, o eleitoral é fiel, e como não se muda é difícil de convencer novo Tal como com o Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, elege-se só a si com 6,81% dos votos.
Já o CDS/PP e Telmo Correia, são outros dos grandes derrotas não elegem ninguém e têm apenas 3,7% dos votos. Telmo Correia demite-se naturalmente de líder Parlamentar, já Paulo Portas fica em reflexão e bem precisa depois da guerra interna que começou e liderou contra Ribeiro e Castro, este último tinha conseguído uma vereação na CML, fico à espera para ver o que acontece.


Sem comentários: