14/10/2008

Hoje apetece-me...
comentar,

o agora conhecido, World University Rankings deste ano, publicado pelo THE TIMES.

Apesar de continuar a ser a mais prestigiada Universidade Portuguesa a nível mundial e bem à frente das outras Universidades Portuguesas , Coimbra, continua a perder lugares(68 no último ano) no ranking a nível mundial, passando este ano a ocupar a 387ª posição. Sendo que nos últimos 3 anos baixou 121 lugares.

Não me parece nada estranho, tendo em conta o cada vez maior desinvestimento no Ensino Superior e em particular na UC, por parte do estado.

Apesar de ser um motivo de orgulho, ver Coimbra bem à frente das suas parceiras nacionais,( e não são estudos caseiros que o dizem) era bom que subíssemos a nível internacional.
Bem que o avisámos Sr. Ministro, na altura que quis implementar Bolonha à força, também isso nos ia colocar a nível Europeu bem mais fragilizados...

1 comentário:

Julens Manhavens disse...

Os estudos internacionais sobre universidades portuguesas têm os seus quês... Porque eles não conhecem a nossa realidade. De qualquer maneira, mesmo analisando com cuidado, é um indicador a ter em conta, claro. Em termos de bitaite, sem saber nada, eu diria que Coimbra devia estar mais acima. Fiquei surpreendido.