25/10/2007

Hoje apetece-me...

perguntar,

Como disse no post anterior, começou hoje pelas 00h mais uma Latada, com a habitual Serenata ao caloiro. Por motivos profissionais não me foi possível estar presente e assistir ao vivo à Serenata, mas não quis deixar de a ouvir em directo pela Rádio Universidade de Coimbra(RUC).
Primeiro fica uma pequena sugestão à RUC; Não à necessidade de comentar uma Serenata, ela vale o que vale só por si.
E agora vem a minha pergunta. Quem escolhe as interpretações feitas na serenata?
Como disse no post de ontem acho que uma serenata, é dedicada à Mulher, ao Amor, à Cidade. Fiquei por isso sem perceber a razão pela qual ontem interpretaram canções como, "O Amigo"-Balada de José Afonso, "A Samaritana"-Balada de Edmundo Bettencourt ou "Os Vampiros"-Canto de Intervenção de José Afonso. Serão estas baladas de serenata e "Os Vampiros". Não sou contra o Canto de Intervenção numa Serenata Académica, mas que pelo menos haja uma explicação antes do seu propósito. Agora isto de cantar por cantar ,francamente haja bom senso e respeito, pelo que elas representam.
A canção de Coimbra é muito mais do que uma letra, é muito mais do que uma música. É um sentimento que se transmite ao cantar, por isso, na minha opinião, deve haver cuidado com o que se canta e onde se canta.

1 comentário:

Mota disse...

Pois é, meu caro Nuno, como já te havia dito, subscrevo boa parte do que aqui é dito por ti... realmente não havia necessidade de ter alguém a comentar uma serenata (e da forma pouco interessante que o fez) e o repertório podia ter sido ou mais adequado, ou pelo menos justificado. Acho que do espectáculo oferecido a quem viu e/ou ouviu esta serenata, fica uma participação mais ou menos conseguida.

www.youtube.com/v/uf6-6HcqTQE&rel=1