Hoje apetece-me...
Dar os parabéns,
Ao Orfeon Académico de Coimbra.
Parabéns a todos e a todas, que ao longo destes 127 anos de história fizeram o Orfeon!
29/10/2007
Hoje apetece-me...
resumir,
Fim-de-semana em resumo.
Típico fim-de-semana de Latada em Coimbra, rever os amigos que voltam sempre nesta altura. De resto nada a acrescentar. A Briosa empatou a zero bolas com o Belenenses.
Posted by Nuno Sequeira at 00:26 1 comments
Hoje apetece-me...
anunciar,
dO fundador do BCP, tem mais uma negra semana enquanto líder do BCP, depois de pagar a divida ao filho, no valor de 12 milhões de euros, as acções continuavam em queda, até surgir uma proposta de fusão por parte do BPI. Vamos ver no que dá, para já os investidores estão a gostar.
Posted by Nuno Sequeira at 00:22 0 comments
27/10/2007
Hoje apetece-me...
ouvir,
Encosta-te a mim.
Simplesmente Fantástica!
"Encosta-te a mim,
nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim,
talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim,
dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou,
deixa-me chegar.
Chegado da guerra,
fiz tudo p´ra sobreviver em nome da terra,
no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem,
não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói,
não quero adormecer.
Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.
Encosta-te a mim,
desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for.
Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer.
Tudo o que eu vi,
estou a partilhar contigo o que não vivi,
um dia hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim."
Jorge Palma
Posted by Nuno Sequeira at 19:22 0 comments
25/10/2007
Hoje apetece-me...
Como disse no post anterior, começou hoje pelas 00h mais uma Latada, com a habitual Serenata ao caloiro. Por motivos profissionais não me foi possível estar presente e assistir ao vivo à Serenata, mas não quis deixar de a ouvir em directo pela Rádio Universidade de Coimbra(RUC).
Como disse no post de ontem acho que uma serenata, é dedicada à Mulher, ao Amor, à Cidade. Fiquei por isso sem perceber a razão pela qual ontem interpretaram canções como, "O Amigo"-Balada de José Afonso, "A Samaritana"-Balada de Edmundo Bettencourt ou "Os Vampiros"-Canto de Intervenção de José Afonso. Serão estas baladas de serenata e "Os Vampiros". Não sou contra o Canto de Intervenção numa Serenata Académica, mas que pelo menos haja uma explicação antes do seu propósito. Agora isto de cantar por cantar ,francamente haja bom senso e respeito, pelo que elas representam.
A canção de Coimbra é muito mais do que uma letra, é muito mais do que uma música. É um sentimento que se transmite ao cantar, por isso, na minha opinião, deve haver cuidado com o que se canta e onde se canta.
Posted by Nuno Sequeira at 20:18 1 comments
24/10/2007
divulgar e apelar,
Inicia-se amanhã mais uma Festa das Latas e Imposição de Insígnias.
Ás 0h do dia de amanhã, na Porta Férrea, surgirão os primeiros dedilhares das guitarras, que farão ecoar pelos céus de Coimbra as notas de mais uma Serenata ao Caloiro. As melodias compostas da Canção de Coimbra, irão romper as capas, ferindo levemente, aqueles que a escutam. Cantar Coimbra, amores e desamores, alegrias e dores, faz a voz do fadista rasgar as guitarras e atingir de uma forma única o coração mais forte.
A Canção de Coimbra, não basta ouvi-la é preciso senti-la, por isso o silêncio é fundamental! Este é o primeiro apelo que vos deixo.
Ao longo de 7 dias(de 25 a 31 de Outubro) a festa continua, pela primeira vez na Praça da Canção, concertos, convívio e festa é o que se pede. Mas fica o meu segundo apelo; MODERAÇÃO! Há muito mais do que uma semana de festa.
Na terça-feira(dia 30) é dia de cortejo. Uns colocam insígnias, os caloiros de preferência "enlatados"(começa na 2ª metade do séc XIX, os estudantes de Direito e Teologia, como acabavam as aulas mais cedo, resolviam ir chatear os outros colegas), como diz a tradição, apresentam-se à cidade que os acolhe e com tudo o espírito da irreverência Coimbrã, irão manifestar-se contra aquilo que os assombra(pintar a cara é proibido).
Aos que levam o nabo, fica um terceiro apelo. Tradição não é roubar o nabo mas sim comprá-lo. Esta prática começa numa altura em que as vendedoras do mercado foram penalizadas com mais um taxa autorizativa de venda dos seus produtos. Os estudantes de forma solidária resolveram todos comprar os produtos ali existentes, de forma a ajudar as vendedoras. Depois é seguir até ao Mondego, baptizar o caloiro e saber viver Coimbra e a vida Académica.
Desculpem mas ainda vem um quarto aviso. A vida Académica não são copos e grandes borgas até de manhã. Para viver Coimbra e a Academia, é quase obrigatório passar-se pela AAC, conhecer os grupos da Academia, vivê-los, senti-los e no fim levá-los no coração para o resto da vida.
P.S.: Tive a honra e o privilégio de nos últimos dois anos estar na organização da Latada. Foi uma batalha dura mas de grande orgulho. Agora quero de uma forma muito sincera, desejar a aqueles, que a mim e aos outros, nos sucedem, os votos de muitas felicidades. Que tudo vos corra bem e que no fim sintam a emoção, que eu senti, a emoção que ainda hoje sinto! Este é o meu último apelo.
Posted by Nuno Sequeira at 14:34 4 comments
23/10/2007
Hoje apetece-me...
Dizer,
Agora só nos falta transformar a água em vinho(metaforicamente falando, claro).
Posted by Nuno Sequeira at 15:05 0 comments
Hoje apetece-me...
Divulgar,
Como tem sido habitual a falta de apoios por parte dos organismos competentes vão deixando cair as boas, mas infelizmente poucas, práticas culturais.
Na página do JACC, organizador do evento, poderão encontrar o programa completo, que se realiza com o apoio adiconal da Câmara Municipal de Coimbra.
Por fim fica o meu apelo a que o IA e outras entidades, não deixem de fazer o seu trabalho no apoio ás actividades culturais que, apesar de poucas, nos enriquecem socio/culturalmente.
Posted by Nuno Sequeira at 14:45 0 comments
22/10/2007
Hoje apetece-me...
perguntar,
E agora qual o futuro?
Posted by Nuno Sequeira at 16:27 1 comments
Hoje apetece-me...
resumir
Fim-de-semana em resumo.
O resto dos dias nada a acrescentar, foi claramente um fim-de-semana, de Campeões do Mundo. África do sul em râguebi e Kimi Raikkonen na fórmula 1.
Entretanto uma boa semana a todos!
Posted by Nuno Sequeira at 15:06 0 comments
Hoje apetece-me...
anunciar
Figura da semana, Luís Vilar.
Já tinha feito referencia a este caso num post anterior, mas agora o MP acusou formalmente Luis Vilar. Se na altura tinha perguntado quando é que isto ia parar, parece que o MP nos está a dar uma resposta. Resta-nos esperar e ver onde isto vai parar, espero que não seja no fundo de uma gaveta qualquer. Vilar é acusado de crimes de financiamento partidário ilícito, corrupção passiva para acto ilícito, tráfico de influências e abuso de poder.
Luís Vilar declara-se inocente e de consciência tranquila, chegando a afirmar que a acusação não tem consistência nenhuma. Em declarações diz " Há falta de consistência na acusação a montanha vai parir um rato".
Se por acaso ele estiver a falar na montanha da corrupção em Portugal eu por cá acho que a montanha vai parir bem mais do que um rato.
(Fonte e noticia completa - SOL)
Posted by Nuno Sequeira at 14:36 0 comments
19/10/2007
Hoje apetece-me...
dizer,
Prometo para breve um comentário a este tratado e as implicações que pode trazer para Portugal.
Posted by Nuno Sequeira at 19:01 0 comments
Hoje apetece-me...
dar os parabéns,
À Fan-Farra Académica de Coimbra!
A Fan-Farra Académica conta com um número variável de elementos uma vez que, ao longo do ano, uns vão saindo porque acabam o curso enquanto entram outros. Os Fan-Farrões - os elementos da Fan-Farra - são estudantes universitários em Coimbra e, como tal, trajam a tradicional Capa e Batina, que já levaram por todo o continente português, Açores, Madeira, Espanha, França, Alemanha, Canadá e Macau.
Em 1993, a Fan-Farra Académica de Coimbra editou o seu primeiro disco - Trovador - exclusivamente com canções originais (sendo de resto a primeira tuna portuguesa a fazê-lo).
O caminho percorrido até aqui criou grandes responsabilidades e fez com que novos projectos fossem delineados de modo a proporcionar às gerações vindouras de estudantes universitários, mais um espaço de convívio, de troca de experiências, de um conhecimento mais profundo da Academia.
Em Maio de 1997, culminando um periodo de intenso trabalho na busca de novos rumos musicais, é lançado um segundo trabalho discográfico – FANtasias. Este CD, também de originais, representa para a Tuna a concretização de um novo projecto.
Usando sempre o princípio de representar Coimbra com irreverência, respeito e qualidade, a FAN-Farra Académica, no ano do seu 20º Aniversário continua mais uma vez a marcar presença em muitos e variados espectáculos, marcando desta vez presença em Tenerife, na belíssima cidade de La Laguna.
Parabéns a eles, que continuem por muitos e bons anos a mostrar a vida e a força da nossa academia.
Posted by Nuno Sequeira at 16:53 0 comments
17/10/2007
Hoje apetece-me...
perguntar,
No dia em que se comemora o "Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza", Bruxelas anuncia que vai dar a Portugal cerca de 10 milhões de euros por dia até 2013.
Será esta a forma de Bruxelas comemorar este dia?
Posted by Nuno Sequeira at 17:32 0 comments
16/10/2007
Hoje apetece-me...
resumir,
Fim-de-semana em resumo.
Quanto ao fim-de-semana, nada de mais. No sábado acompanhei o Orfeon a Côja, onde se juntou ás ás comemorações da Junta de freguesia, em honra do Monsenhor Nunes Pereira. Durante os outros dias foi tentando estar atento ás movimentações da reunião magna do PSD(foi tão bom ou tão mau, que não escrevo sobre o assunto.)
Posted by Nuno Sequeira at 16:40 0 comments
Hoje apetece-me...
recordar,
As Mãos
Adriano Correia da Oliveira
Composição: Manuel Alegre
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema - e são de terra.
Com mãos se faz a guerra - e são a paz.
Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas, mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.
E cravam-se no tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.
De mãos é cada flor, cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.
Posted by Nuno Sequeira at 16:11 1 comments
Hoje apetece-me...
homenagear,
Adriano Maria Correia Gomes de Oliveira:
Nasceu em Avintes , em 9 de Abril de 1942, no seio de uma família tradicionalista católica. Tirou o curso do liceu no Porto. Em Avintes iniciou-se no teatro amador e foi co-fundador da União Académica de Avintes. Em 1959 rumou a Coimbra, onde estudou Direito, tendo sido repúblico na Real Repúbica Ras-Teparta. Foi solista no Orfeon Académico de Coimbra e fez parte do Grupo Universitário de Danças e Cantares e do Círculo de Iniciação Teatral da Académica de Coimbra. Tocou guitarra no Conjunto Ligeiro normal da Tuna Académica. No ano seguinte editou o primeiro EP acompanhado por António Portugal e Rui Pato. Em 1963 saiu o primeiro disco de vinil "Fados de Coimbra" que continha Trova do Vento que Passa, essa balada fundamental da sua carreira, com poema de Manuel Alegre, em consequência da sua resistência ao regime salazarista, e que as suas movimentações levaram a gravar, foi o hino do movimento estudantil.
Além disso Adriano Correia de Oliveira tornou-se militante do PCP no início da década de 60. Em 1962, participou nas greves académicas e concorreu às eleições da Associação Académica, através da lista do Movimento de União Democrática(MUD).
Em 1967 gravou o vinil "Adriano Correia de Oliveira" que entre outras canções tem Canção com lágrimas.
Quando lhe faltava uma cadeira para terminar o Curso de Direito, Adriano trocou Coimbra por Lisboa e trabalhou no Gabinete de Imprensa da Feira Industrial de Lisboa (FIL) e foi produtor da Editora Orfeu. Em 1969 editou "O Canto e as Armas" tendo todas as canções poesia de Manuel Alegre. Nesse mesmo ano ganhou o Prémio Pozal Domingues.
No ano seguinte sai o disco de vinil "Cantaremos" e em 1971 "Gente d'Aqui e de Agora", que marca o primeiro arranjo, como maestro, de José Calvário, que tinha vinte anos. José Niza foi o principal compositor neste disco que precedeu um silêncio de quatro anos. É que Adriano recusou-se a enviar os textos à Censura. Em 1975 lançou "Que Nunca Mais", com direcção musical de Fausto e textos de Manuel da Fonseca. Este vinil levou a revista inglesa Music Week a elegê-lo como "Artista do Ano". Fundou a Cooperativa Cantabril e publicou o seu último álbum, "Cantigas Portuguesas", em 1980. No ano seguinte, numa altura em que a sua saúde já se encontrava degradada rompeu com a direcção da Cantabril e ingressou na Cooperativa Era Nova. Em 1982, com quarenta anos, num sábado, dia 16 de Outubro, morreu em Avintes, nos braços da mãe, vitimado por uma hemorragia esofágica.
(Fonte: Wikipédia)
Posted by Nuno Sequeira at 15:39 0 comments
11/10/2007
Hoje apetece-me...
perguntar,
Então mas faz bem ou faz mal?
Posted by Nuno Sequeira at 15:39 0 comments
Hoje apetece-me...
perguntar,
No dia em que o governo(vai continuar em pequeno) anuncia que o défice orçamental vai situar-se nos 3% do PIB, o meu amigo AM enviou-me um mail com o seguinte ranking:
São portanto inúmeras as facturas que mensalmente nos enchem a caixa de correio, e que nos obrigam a pagar a factura dos 3%.
Claro que é bom o défice situar-se nos 3%, mas de que vale isso, se cada vez se vive pior?
PS: Entretanto acabo de saber que os bancos querem cobrar um taxa 1,50€ sobre levantamentos nas caixas multibanco.
Para que isso não aconteça e porque eu não tenho "pais ricos", é melhor assinar já a seguinte petição
http://www.PetitionOnline.com/bancatms/
Posted by Nuno Sequeira at 14:22 0 comments
10/10/2007
Hoje apetece-me...
dizer,
Arrebenta a rolha!
No 5 de Outubro foi incrível a maneira como comentou o discurso do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, logo a seguir vêem os protestos, primeiro em Montemor-o-Velho e logo a seguir na Covilhã e voltámos a ouvir que os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço(frase típica do regime ditatorial, existente até Abril de 74). No primeiro com a GNR à frente impedir o povo de se manifestar livremente, chegando mesmo a arrancar cartazes com palavras menos abonatórias ao Eng.(ou não), no segundo caso foi a PSP que entrou pelo sindicato dos professores, alertando para que estes se contivessem com o que poderiam escrever ou dizer. O que vale é que à chegada José Sócrates, chama-lhe a "festa da democracia"(já que isto é tudo uma festa fico muito mais descansado).
O último caso, foi José Rodrigues dos Santos e a RTP. O José acusa a RTP de censura editorial e como tal é suspenso, respondendo posteriormente com a seguinte frase "Isto só me leva a pensar se não há lei da rolha na RTP"(nome como ficou conhecida a lei de imprensa aprovada em 1850).
Eu acho é que já está na altura de todos dizermos; Arrebenta a rolha, BASTA!
Esta caricatura retirada de Humoral da historia( um dos blogues do Expresso), parece-me bem elucidativa do que acabo de dizer.
Posted by Nuno Sequeira at 14:40 0 comments
08/10/2007
Hoje apetece-me...
perguntar,
Quando é que isto vai parar?
Corrupção no PS Coimbra
O empréstimo remonta a 2002 e, segundo o Ministério Público, teve como contrapartida a construção de um parque de estacionamento na baixa da cidade, numa zona conhecida por "Bota Abaixo". Apenas uma parcela do valor, cerca de 10 mil euros, terá sida devolvida, apurou o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra.
Em Luís Vilar recaem mais suspeitas do género, incluindo ofertas de Emídio Mendes, responsável pelo empreendimento Jardins do Mondego, em troca da viabilização de projectos de construção e financiamento do PS local.
A Bragaparques tem negócios do ramo imobiliário em Coimbra e o sócio-gerente Domingos Névoa é amigo de Luís Vilar, avança o CM. Na sequência da acusação, o líder da concelhia PS de Coimbra manifestou inocência, no âmbito de uma conferência de imprensa realizada na própria sede do partido.
Na investigação às suas contas bancárias, a Polícia Judiciária e o Ministério Público apuraram uma diferença de 675 mil euros entre o património financeiro do dirigente e o que declarou para efeitos fiscais no quinquénio de 2001/05 (235 mil euros).
O vereador vai responder por 5 crimes: um de corrupção passiva (punível com uma pena de prisão até oito anos), outro de tráfico de influências e três de abuso de poder.
A noticia completa fala também do caso de José Eduardo Simões.
(Fonte: Correio da Manhã).
Posted by Nuno Sequeira at 16:47 0 comments
Hoje apetece-me...
lutar,
http://www.googlefight.com/
Agora é só experimentarem umas "guerrinhas", e verem quem ganha.
Posted by Nuno Sequeira at 16:21 0 comments
Hoje apetece-me...
anunciar,
É bom ver os produtos nacionais a serem congratulados com este tipo de prémios, que só vem provar aos mais cépticos que nós também sabemos fazer boas coisas.
Posted by Nuno Sequeira at 15:46 0 comments
Hoje apetece-me...
resumir,
Fim-de-semana em resumo.
Acredito que esta época será mais conseguída do que as anteriores para a briosa, por isso vamos continuar a marcar pontos nesta liga. Força BRIOSA!
Posted by Nuno Sequeira at 15:31 0 comments
«Nunca falo de recordes, mas é bom vencer 19 taças do Mundo. Penso que é óptimo para Portugal e para mim ter apenas 22 anos e ter já este recorde. Tenho de estar contente», disse a triatleta.
Posted by Nuno Sequeira at 15:17 0 comments
01/10/2007
Hoje apetece-me...
dizer,
Está bonito, está!
Perante este cenário da política nacional, acho que só posso dizer mesmo, está bonito está.
Posted by Nuno Sequeira at 09:47 1 comments
Hoje apetece-me...
resumir,
O meu foi curto e cansativo, como não podia deixar de ser nesta altura do ano, em Vila de Barba, a vindimar. Ao contrario do resto da aldeia tivemos mais do que o ano passado, infelizmente quando vim para Coimbra ainda não fervia, mas agora é esperar para ver o que se bebe.
Este é o aviso que se encontra agora escrito na adega:
Já bebendo vinho... não se corre esse risco, uma vez que esses coliformes não sobrevivem ao processo de fermentação.
Por isso, peço que comuniquem a todos os que bebem água que essa porra faz mal!
Está dado o alerta! Depois não digam que eu não avisei!
Quem tiver consciência vai chegar à conclusão de que:
Posted by Nuno Sequeira at 00:24 0 comments