02/09/2007

Hoje apetece-me...
Dizer,

Pois é, depois de um fim-de-semana pela capital, piso Coimbra pela primeira vez neste mês de Setembro e as diferenças já são algumas.

Carros cheios de malas, dossiers ou novas estantes começam a inundar a cidade, são os estudantes de volta à "Cidade do conhecimento". Preparam-se para mais um ano lectivo, que se apressa em começar com todas as novas modificações que este vai trazer, vamos ver como corre, a minha opinião sobre elas é por todos conhecida.
Mas não é só aqui que Coimbra está diferente, arranjar lugar para estacionar à porta de casa também já não é fácil, ao contrário e felizmente já é mais fácil arranjar local para tomar café.

Como vêem, as diferenças não são muitas e provavelmente nem mereciam que escrevesse sobre elas, mas o importante é dizer que esta Cidade teima em não mudar e a aldeia que é em Agosto volta em Setembro, mas desta vez com a Torre da Universidade em cima.

Em Lisboa estive a convite de uns amigos, que foram obrigados, como tantos outros, a pegarem nas malas e irem fazer a vida deles para outro sitio. E porquê? Porque Coimbra continua a ser uma Cidade apática, sem ofertas para os que aqui se formam e que vão levar a riqueza que daqui levam para outras cidades.
Concordámos que por aqui a qualidade de vida é melhor, mas não estava na altura de pensarmos em criar condições de sustentabilidade, para uma cidade que sonha em voltar a ser a terceira do país?

Sem comentários: