11/12/2008

Hoje apetece-me...
felicitar,

Manoel de Oliveira, que completa hoje 100 anos de vida!

É o mais velho cineasta do mundo e tantas vezes aclamado pela critica, principalmente francesa.

Eu pessoalmente, não sendo obviamente nenhum especialista em cinema(nem coisa que se pareça), não sou grande fã. Recordo-me de uma vez, acompanhado pelo amigo JFK, ter ido aos cinemas Avenida(já fechados).
Os cinemas em Coimbra eram poucos na altura e a única sessão aquela hora era do filme "Vou para casa". Não sabíamos mais nada!
Comprados os bilhetes, entrámos numa sala com pouco mais de 20 pessoas(se a memoria não me falha). Entretanto, chega-nos a visão do titulo original, "Je reentre à la masion" de Manoel de Oliveira...
Sou muito sincero, pela primeira vez adormecia numa sala de cinema...um plano de pelo menos 5 minutos(até adormecer) de um sapato vermelho, enquanto duas pessoas dialogavam numa esplanada, foi para mim o Xanax ideal. Acordei já perto do final com o ressonar desse meu amigo a quem tive de dar uma cotovelada, não fosse ele incomodar mais alguém.

Apesar desta história e provando que não sou realmente fã de Maneol de Oliveira, não posso deixar de elogiar a sua grande carreira. É realmente um exemplo para muitos!

Sem comentários: