08/09/2008

Hoje apetece-me...
contar,

a vida são dois dias e o Avante são três...Não há festa como esta!

Para saberem como é têm que por lá passar, por certo que cada um a vive de maneira diferente. É quase obrigatório ir pelo menos uma vez.

A minha experiência foi óptima.
É incrível ver como na maior festa inter-geracional do país, milhares de pessoas se juntam e convivem num espaço, que não vive apenas da sua importante componente politica, mas que se transforma num pequeno Portugal com as suas variadissimas manifestações culturais e gastronómicas.
É comparado, por alguns, a mais um festival de Verão. Como referi acima, estou certo que cada um vive a festa de maneira diferente, para mim, não o é!

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi sequinha!
Estava curiosa por saber a tua opinião sobre a festa do Avante mas confesso que calculava que ias adorar. Eu fui lá no ano da DG (2005) e na altura em que o pessoal da "jota" de Coimbra ainda gostava de mim:) E de facto adorei: é impressionante a oferta que aquilo tem: cerca de 6 pavilhões muito diferentes (o meu preferido foi o internacional), todos com actividades diversificadas (debates/música etc), a quantidade de desportos que podem ser ali praticados; a oferta musical (para todos os gostos); a gastronomia (a maior parte a preços convidativos), a feira do livro, a feira do disco, as exposições; os 3 palcos (o principal, o "secundário"- tenda; e o do pavilhão da juventude), as "actividades de rua" (basicamente ao passearem pelo espaço da festa a qualquer momento podem "tropessar" numa actividade cultural), o(s) conteúdo(s) político; a beleza e limpeza do espaço, a boa disposição, etc. De facto, muito bom e a meu ver nada que se compare a um festival. Concorde-se ou não com o marxismo -leninismo, compreende-se que os/as comunistas que durante vários meses "montaram", do início ao fim, voluntariamente e por militância aquela festa se sintam orgulhosos/as. O momento que preferi foi a abertura da festa pois entrei no preciso momento em que estava "oficialmente" a começar (sexta à noite) quando começou a tocar a carvalhesa e que toda a gente começou a "dançar", em que ao fundo se via o palco principal , palco no qual logo a seguir decorreu o concerto de música clássica que foi pura e simplismente lindo!. O único senão: a sensação de não ter visto/ouvido nem metade do que a festa do avante proporcionava ao longo daqueles três dias. Bjinhos**

Nuno Sequeira disse...

Sim é verdade Magda... E falas bem, em referires as centenas de pessoas que voluntariamente organizam a Festa, é de louvar todo o trabalho que têm...
Eu não me quis alongar muito em pormenores, acho que é mesmo obrigatório visitar e cada um tirar as suas próprias conclusões. Também tenho pena de não ter visto mais coisas, mas é impossível. Infelizmente a Grande Gala da Ópera,(primeiro espectáculo no palco 25 de Abril) foi cancelado devido à chuva, talvez surja outra oportunidade para ver.
Em relação à Carvalhesa...é indescritível...
Beijinhos

Shop13 disse...

depois de ler o comentário da magda nao me contive e tive meia hora a rir-me ("na altura em que o pessoal da "jota" gostava de mim") mas assim k voltei ao normal, nao podia deixar de vir aqui manifestar (porque é do pc que falamos, se nao usaria uma expressao como "expressar" ou "expor") a minha opiniao!
eu tambem ja estive na festa do avante. é sem dúvida qualquer coisa de fantástico! mas o que mais me marcou foi um dia em que estava a ajudar a mae do vilar na barraquinha de évora e um casal de velhotes olhou para mim c um ar muito contente e disse "é esta juventude que nao vai deixar a festa acabar"! como é obvio nao consegui desfazer a alegria daqueles "avózinhos" e nao lhe mostrei o meu cartao de militante de outro partido!
mas fora isso, o avante está bem e recomenda-se! para o ano espero lá voltar e encontrar-vos a todos!
beijinhos magali e zequinha
Filipa

Livinha disse...

oi...
meu nome é Livia, sou do Brasil e tenho um primo chamado nuno ai em ´portugal em coimbra..
é vc?