04/02/2009

Hoje apetece-me...
rir,

com a moca que este miúdo tem depois de vir do dentista...

(Com a devida vénia ao Blog dos vídeos dos Cobois)

Hoje apetece-me...
avisar,

para terem cuidado!
Já não chegavam as vídeo-chamadas, que agora basta um simples querer para saberem onde andamos...


A nova aplicação hoje lançada permite saber em tempo real onde estão os seus familiares, amigos ou mesmo a(o) namorada(o).

"George Orwell tinha razão. A omnipresença do Grande Irmão (Big Brother), tal como é descrita no livro "1984", acaba de ser tornada realidade pelo Google. Basta instalar no seu telemóvel o Latitude, a nova aplicação disponível a partir de hoje, que permite saber em tempo real onde estão os seus amigos. Como funciona? É o que vamos ver.

Antes de mais, perante a ameaça do Grande Irmão, o Google começa por esclarecer que o utilizador tem controlo absoluto sobre a aplicação, podendo activa-la, ou não, em qualquer altura, impedindo assim os outros de saber onde se encontra. Dito de outra forma, só é possível saber a localização de uma pessoa se esta tiver autorizado previamente.

Acresce que, para já, o Latitude não permite saber a localização exacta, informando antes a zona ou para que direcção se desloca essa pessoa. O suficiente, portanto, para convidar para almoçar aquele amigo que está a dois passos e que não víamos há tanto tempo.

Depois de efectuar o download e instalar a última versão do GoogleMaps para plataformas móveis (ver link no final deste artigo) terá de enviar convites aos contactos que constam da sua agenda. Para poder saber por onde andam, estes terão de aceitar previamente, como já vimos.

Segundo o Google, o programa guarda apenas a última localização, apagando o rasto de qualquer contacto a partir do momento em que o Latitude é desactivado. O serviço prestado pelo Google é gratuito, mas pode estar sujeito a tarifas por parte do operador.

Em conclusão, no futuro, é bem provável que a pergunta "Onde estás?", tão comum sempre que comunicamos por telemóvel, dê lugar a uma outra bem mais contundente: "O que estás aí a fazer?""
(Fonte: Expresso)