24/09/2008

Hoje apetece-me...
perguntar,

O que nos faz mudar de estação de rádio quando vamos a conduzir?

-Ouvir o Sócrates a falar.



Entretanto, aconselho uma leitura a este texto do meu amigo Francisco.

23/09/2008

Hoje apetece-me...
resumir,

os últimos dias, em que não tive tempo nem paciência para escrever.

O Sábado, foi de festa, para os amigos AF e RS, o dia do seu casamento, a eles as maiores felicidades.
O Domingo, foi de festa, para a minha/nossa Académica, segunda vitória consecutiva, desta vez frente ao Setúbal, aqui em Coimbra, por 1-0, golo apontado por Cléber de grande penalidade ao minuto 80. Força Briosa!
De resto:
O Outono chegou e antes dele uma grande chuvada entupiu Coimbra.
Sócrates, o Primeiro(com tanta politica absolutista, já tem nome de imperador), já anda em pré-campanha, passa a vida em inaugurações, ainda hoje andava a distribuir computadores pelas escolas(ele que não vá àquelas onde chove lá dentro antes que apanhe algum "choque tecnológico")

Para já, fico-me por aqui...

17/09/2008

Hoje apetece-me...
vestir,

Coimbra de preto.

Começam as aulas e os estudantes regressam para mais um ano...

O Verão está a acabar, mas por aqui, os dias tornam-se maiores e as noites mais longas. Será assim até finais de Outubro...

É o impacto que a Academia tem em Coimbra...

16/09/2008

Hoje apetece-me...
comentar,

Promover a "Igualdade e Modernidade"

A Juventude Socialista, vai apresentar ao Governo uma série de propostas por forma a promover a "Igualdade e Modernidade"(seja lá o que isto quer dizer).
Depois de ler o texto, apraz-me fazer alguns comentários:

"Na área do ensino superior, a Juventude Socialista vai propor...uma adaptação do programa europeu de mobilidade "Erasmus", entre estudantes do Ensino Superior, mas no território nacional". Saberá a JS, que esta mobilidade está prevista em Bolonha, que tão mal o seu Governo quis à força implementar. Porque não o defendeu nessa altura, fazendo o Governo repensar a forma como Bolonha estava a ser introduzida em Portugal . Vêm agora, armados em paladinos, quando foram várias as academias do País a alertar esta mesma situação.

"Nos transportes, defende a criação de descontos...para estudantes do Ensino Superior...no Comboio e no Metro, com especial incidência de sexta a segunda-feira." Bem, comentários pra quê? A não ser os deles que têm exames ao Domingo, só pode querer a JS promover as saídas à noite.

"...a criação do "Dia da Educação Sexual" para os 2º e 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário." Fica-se esta dita "Juventude", por um dia. Num dia quer abordar com os jovens os problemas das doenças sexualmente transmissíveis, planeamento familiar, respeito pelo outro. Não entendo como é que é possível, nos dias que correm, ser uma juventude a fazer deste um assunto tabu. Numa altura em que a informação chega cada vez mais cedo aos jovens e que estes mais depressa se deparam com novas situações, também os alertas deviam ser dados de uma forma mais eficaz e constante.

"A JS propõe ainda a criação de um projecto-piloto de empréstimos de manuais escolares tornando-os gratuitos para as famílias." Sabe por acaso a JS a diferença entre empréstimo e gratuito? Um empréstimo mais cedo ou mais tarde alguém vai ter de o pagar...

"...defendem o reforço das disponibilidades financeiras para os Estágios Profissionais de modo a serem possíveis mais 5000 estágios profissionais no próximo ano..." Não me parece mal, se estes não se viessem a traduzir em mais 5000 inscritos não centros de emprego passado um ano. Os jovens precisam de garantias numa altura em que querem iniciar a sua vida. Principalmente para poderem pagar os empréstimos defendidos pela JS.

Sinceramente não percebo qual o propósito destas medidas agora apresentadas pela Juventude Socialista. Nada de novo trazem, trazendo mesmo um retrocesso em algumas áreas que se deviam querer bem mais exploradas e discutidas entre os jovens.

15/09/2008

Hoje apetece-me...
perguntar,

serão sinais da idade?

Este ano já são 12(6 casais) os amigos que casam...

A todos as maiores felicidades!

Hoje apetece-me...
divulgar,

o meu/nosso Orfeon,



128 anos depois, são muitas as histórias e estórias para contar... é altura de se divulgar onde mais se procura...

09/09/2008

Quimera VII

Queria saber escrever uma música
para te poder cantar.
Juntar nota após nota,
como se os nossos corpos se ligassem entre si
na harmonia perfeita da paixão.
Queria saber pintar,
para te poder desenhar.
Contornar cada parte de ti
e com o vermelho mostrar a força da ilusão.
Queria saber dançar,
para te poder abraçar.
Com os passos certos levar-te pra longe,
levar-te comigo no meu coração.

Não te posso cantar...
Não te posso desenhar...
Não te posso abraçar
mas sei que é contigo que quero estar...
Por ti aprendo a cantar...
Por ti aprendo a pintar...
Por ti aprendo a dançar...
Porque é contigo que quero estar...

08/09/2008

Hoje apetece-me...
contar,

a vida são dois dias e o Avante são três...Não há festa como esta!

Para saberem como é têm que por lá passar, por certo que cada um a vive de maneira diferente. É quase obrigatório ir pelo menos uma vez.

A minha experiência foi óptima.
É incrível ver como na maior festa inter-geracional do país, milhares de pessoas se juntam e convivem num espaço, que não vive apenas da sua importante componente politica, mas que se transforma num pequeno Portugal com as suas variadissimas manifestações culturais e gastronómicas.
É comparado, por alguns, a mais um festival de Verão. Como referi acima, estou certo que cada um vive a festa de maneira diferente, para mim, não o é!

04/09/2008

Hoje apetece-me...
despedir,

até Segunda-Feira.

"Ainda se dança instantaneamente ao som do hino do partido, mas há muito que a Festa do Avante deixou de ser apenas uma reunião comunista. Respira-se ali uma atmosfera ímpar, que é preciso experimentar pelo menos uma vez. Não faltam regalos para o paladar, para a mente e para os ouvidos de toda a família. No primeiro fim-de-semana de Setembro (de 5 a 7), o Seixal enche-se de gente de todo o país.
Há espaço para teatro, exposições, desporto, artesanato, feiras, gastronomia, comícios, debates e, claro, muita música. O cartaz é, como sempre, ultra extenso e variado, proporcionando a banda sonora perfeita para corresponder à colorida manta de sabores em que se transforma a Quinta da Atalaia. Nomes consagrados misturam-se com novos artistas que é urgente conhecer, portugueses e estrangeiros. Júlio Pereira, Chad Dughi, Xutos & Pontapés, Da Weasel, Camané, The Coal Porters, David Binney e Vieux Farka Touré estão entre os nomes que atestam a mistura de géneros. Da música clássica à ópera, passando pelo fado, o jazz, a música tradicional, o rock e o hip-hop, não há nada que não tenha o seu lugar." PUBLICO.PT

Vai ser a minha primeira experiência na Festa do Avante, Segunda conto como fui.


Hoje apetece-me...
divulgar,

o lançamento do CD do grupo Cordis, como já tinha referido e prometido aqui.
Este projecto, composto por Paulo Figueiredo(Piano) e Bruno Costa(Guitarra de Coimbra), reinventa a canção de Coimbra por entre acordes de piano e guitarra e apresenta-se dia 12 de Setembro(sexta-feira) no Pavilhão Centro de Portugal. A entrada é gratuita.
Fica a sugestão, para uma noite certamente bem passada.
Eu lá estarei!