25/06/2008

Hoje apetece-me...
jogar,

para aqueles tempitos livres entre trabalhos...Cuidado é para não viciarem e não passem a ser uns trabalhitos entre tempos livres...
Divirtam-se...

Hoje apetece-me...
passear,

por Castro Verde.

É verdade, depois da agitação que este blog teve durante o dia de ontem, não podia deixar de lançar um repto a todos para visitarem Castro Verde.
Aventurei-me por isso, na selva da internet, em busca de informação sobre tão falada localidade. Não encontrei muita coisa, mas o que me foi possível passo a transmitir.

"Castro Verde é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de 4 800 habitantes.

É sede de um município com 567,31 km² de área e 7 772 habitantes (2006) [1], subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Aljustrel, e de Beja, a leste por Mértola, a sul por Almodôvar e a oeste por Ourique.
As freguesias de Castro Verde são as seguintes:

* Casével
* Castro Verde
* Entradas
* Santa Bárbara de Padrões
* São Marcos da Ataboeira"
(Fonte: Wikipédia-Castro Verde)


Aqui fica o site da da câmara municipal, com a esperança de quem sabe, convidarem o Orfeon Académico a cantar por lá(aproveito para puxar a brasa à minha sardinha).
Claro está, que não podia deixar de divulgar o blog do João Nuno Sequeira,(http://castroaosul.blogspot.com/) que pela similaridade dos nomes foi "causador", desta grande confusão, mas bonita simbiose.


19/06/2008

Hoje apetece-me...
perguntar,

Leio n' As beiras de hoje, que Pedro Santana Lopes pondera regressar à câmara da Figueira da Foz...
Mas porque é que ele não faz como o Scolari e não pensa em dedicar-se à Vitivinicultura?

15/06/2008

Quimera II

Com a sua velha caneta, que há anos habitava o lado esquerdo da sua secretária, escreveu as palavras que o coração lhe ditava, muitas sem sentido, sem virgulas ou pontos que pudessem ditar o seu fim. Terminou apenas quando a mão parou de escrever. Singelamente, pousou a caneta, levantou-se, abriu a janela, sentou-se na cadeira que baloiçava junto a ela, olhou o sol e acabou por adormecer...
Tentámos, por diversas vezes, ler o que tinha escrito mas nunca foi possível. O papel era preto, só ele sabia o que tinha escrito e isso tinha levado consigo...
Apenas com o toque suave dos dedos percebíamos que alguém ali escrevera. O relevo indicava linhas tortas, letras pequenas e arredondadas, como se de um desenho se tratasse.
O que quer que tenha escrito, tinha sido por amor...

13/06/2008

Hoje apetece-me...
relembrar,

Basta pensar em sentir
Para sentir em pensar.
Meu coração faz sorrir
Meu coração a chorar.
Depois de parar de andar,
Depois de ficar e ir,
Hei de ser quem vai chegar
Para ser quem quer partir.

Viver é não conseguir.(Fernando Pessoa)

(Bataille de rouges et de bleus-Vieira da Silva)


Fernando Pessoa, fazia hoje 120 anos.
Vieira da Silva, fazia hoje 100 anos.

São claramente dois dos grandes nomes da cultura Portuguesa!

12/06/2008

Hoje apetece-me...
divulgar,


Eu vou!
Já ontem á noite assisti a um cheirinho, no Parque Verde, aqui em Coimbra.


Porque a diferença entre o ser, o ter e o haver
é exactamente a mesma entre,
o eu, tu e nós...

10/06/2008

Hoje apetece-me...
festejar,

O Dia de Portugal, de Camões e das comunidades Portuguesas.

Com a proclamação da República, foi adoptada a Bandeira Nacional Portuguesa verde e vermelha, em substituição da azul e branca.
Além daquelas duas cores – verde-escuro e vermelho-claro – a Bandeira Portuguesa tem ao centro o escudo de Portugal sobre a esfera armilar – em amarelo – que representa as nossas descobertas marítimas, através de todo o globo terrestre. O Escudo – em vermelho e branco – contém ao centro as cinco quinas – em azul – que representam os cinco reis mouros vencidos em Ourique por D. Afonso Henriques. Os cinco pontos brancos que se vêem em cada quina representam as cinco chagas de Jesus Cristo. Os sete castelos – em amarelo – sobre a parte vermelha do escudo, simbolizam os sete castelos (Albufeira, Aljezur, Cacela, Castro Marim, Estombar, Paderne e Sagres) tomados aos mouros por D. Afonso III.

Porque apesar de tudo, continuo a ter orgulho em ser Português!

05/06/2008

Hoje apetece-me...
dizer,

Vivemos num "país do caraças"!

Hoje pela manhã, enquanto conduzia ia ouvindo, como costuma ser hábito, a TSF e o seu fórum. Na abertura deste, (e porque o tema era a decisão da UEFA ter suspendido o FCP por um ano das competições europeias) tinha como convidado o Sr. Director do Jornal O Jogo, Manuel Tavares. A certa altura do seu discurso, resolve este senhor, comparar o FCP de Pinto da Costa ao PCP de Álvaro Cunhal.
Eu até posso tentar "compreender", que por algum problema de oralidade, se possa confundir FCP com PCP, mas ousar comparar Álvaro Cunhal, que quer se goste quer não, ninguém pode negar que foi dos maiores lutadores pela democracia, com Pinto da Costa que a única luta que trava é na barra dos tribunais, isso meus amigos eu não posso aceitar!

Infelizmente é fruto do "país do caraças" onde vivemos e não pensemos que vai ser fácil mudar. Porque se quem tem a responsabilidade de nos informar, pensa desta forma ou a primeira meia hora de qualquer telejornal é perdida, com os treinos da selecção nacional e que percurso fizeram ou o que comeram ao pequeno almoço e com o José Mourinho e outros tantos "futebois", como queremos que isto mude??
Nos outros quinze minutos e em forma bem resumida, lá se vai falando da depressão económica e da crise nas pescas e na agricultura, fruto da acentuada subida dos combustíveis que provocou uma reunião dos ministros da economia europeus, onde houve uma manifestação de pescadores convocada por organizações de vários países e que acabou em confrontos e que além disso no PSD, Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite não se entendem com as eleições para a bancada parlamentar e que Manuel Alegre, Francisco Louça, entre outros, juntam-se para combater as políticas do actual executivo da Sócrates, voltando à politica internacional para nos dizerem que nas primárias Americanas Obama é candidato.
Assim mesmo, sem pontos e de forma atabalhuada nos fazem chegar o mundo em que vivemos. Ah, "país do caraças"!

01/06/2008

Hoje apetece-me...
ouvir,



Fado do Encontro-( "The Muppets Fado")

Vou andando
Cantando
Tenho o sol à minha frente
Tão quente, brilhante
Sinto o fogo à flor da pele
Tão quente, beijando
Como se fosses tu

Ao longe
Distante
Fica o mar no horizonte
É nele, por certo
Onde a tua alma se esconde
Carente, esperando
Esse mar és tu

Pode a noite ter outra cor
E o vento ser mais frio
Pode a lua subir no céu
Eu já vou descendo o rio...

Na foz
Revolta
Fecho os olhos, penso em ti
Tão perto
Que desperto
Há uma alma à minha frente
Tão quente, beijando
Por certo que és tu

Pode a lua subir no céu
E as nuvens a noite toldar
Pode o escuro ser como breu
Acabei por T'encontrar
Vou andando
Cantando
Tive o sol à minha frente
Tão quente, brilhando
Que a saudade me deixou
Para sempre. Por certo
O meu Amor és tu.

Cantado em dueto por Tim e Marisa.
Do album a solo - Um e o outro.

PS: Com especial beijinho/abraço de felicidades á MJ e ao GD, que iniciaram ontem a sua vida a dois.
Sem nunca me esquecer...

Hoje apetece-me...
não comentar,

esta campanha em volta da selecção nacional!

E não comento, porque aquilo que me está a meter mais nojo nisto todo, é precisamente a publicidade que se está a fazer à volta de 30 pessoas, que ainda não fizeram nada.
Acreditem que me está mesmo a meter nojo, mas se me meto a escrever sobre isso vou-lhes dar a mesma importância que lhes dão os canais de televisão que temos...Não há paciência para isto!!!