30/06/2007

Hoje apetece-me...
Apelar,







Tive a grande honra e o privilégio de no dia 25 de Novembro de 2006 ter subido à velha torre e tocado a cabra por alguns instantes, comemorava-se mais um aniversário da Tomada da Bastilha. Foi um momento realmente marcante para mim, de uma beleza não só fisica mas também cultural com um simbolismo e uma carga histórica enorme.
É também isto que eu acho que representa esta candidatura da Universidade de Coimbra a uma das 7 Maravilhas de Portugal. Porque além de toda a beleza fisica existe uma enorme marca cultural e histórica.
Fica aqui por isso o apelo para que votem na Universidade de Coimbra (Paço das Escolas)

Hoje apetece-me...
Dizer,

E como o Sr. Ministro não pode ficar atrás do Sr. Primeiro Ministro, muito menos atrás de uma simples Directora Regional, ora vamos lá tratar de disso,


Se isto continua assim daqui a uns dias 3 pessoas são um ajuntamento!
Não estará na altura de alguém parar com esta palhaçada, haverá algum respeito por aqueles que fizeram Abril?
A mim costuma mais ainda saber que homens como Alberto Martins, entre outros e que aprendi a respeitar por aquilo que fez na AAC agora pactua com tudo isto e se deixa instrumentalizar por um governo que não sabe o que é liberdade de expressão.

29/06/2007

Hoje apetece-me...
Olhar o passado,


Coimbra velhinha!

28/06/2007

Hoje apetece-me...
Perguntar,

Para quando a junta de Freguesia do Calhabé?


www.ine.pt

vê a tua zona em http://sig.ine.pt/

Hoje apetece-me...
Perguntar,

E porque muito se tem falado nele, a curiosidade fez-me ir procurar quem é este homem.

Aqui fica a biografia e o site da Colecção Berardo

Á pergunta:
Porque se veste sempre de preto? Responde:

"Estou de luto pela política cultural de Portugal!"

24/06/2007

Hoje apetece-me...
Divulgar,

Petição online pelo alargamento do prazo de discussão pública do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

http://www.petitiononline.com/RJIESnao/petition.html

Lê, informa-te e se achares por bem assina!

22/06/2007

Hoje apetece-me...
Dizer,

Lembram-se do meu post do dia 21 de Março, sobre o Padre que conduzia uma "máquina dos diabos"?

Gostava de ter visto a cara dele quando recebeu a "newsletter" do Vaticano, com os dez mandamentos para os automobilistas.

Hoje apetece-me...
Perguntar,

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta. […]

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provem que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro […]

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. […]

A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas;

Dois partidos […] sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, […] vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar…"

Guerra Junqueiro, "Pátria", 1896.


E tu quando achavas que tinha sido escrito?

Hoje apetece-me...
Anunciar,

Hoje à noite e tal como tenho feito nos últimos anos, irei passar um bom bocado no Largo Marquês de Pombal na alta de Coimbra.

O Grupo Folclórico de Coimbra, volta a recrear hoje e amanhã e de novo na dia 29 deste mês as tradicionais Fogueiras de S. João. Este ano tem como ponto alto o lançamento do CD "Fogueiras de S. João I" pelas 22h30.

Dar um pézinho de dança, beber um bom copo, comer uma sardinha ou caldo verde, é ou não é uma noite bem passada?

Amanhã vou pela primeira vez à noite de S. João na cidade do Porto, também espero que seja uma noite bem passada.

Hoje apetece-me...
Divulgar,

Recebi por e-mail e como prometido aqui fica a divulgação,

O Teatrão e O Curso de Teatro e Educação da ESEC têm o prazer de apresentar mais uma Co-produção, resultado do projecto de Intervenção do 4º Ano. Trata-se de "Resposta na próxima paragem", um projecto dirigido por António Fonseca que pretende discutir a transição entre duas vidas, a transição que acontece durante a Universidade para uma vida que ninguém sabe o que será.

Ao fim de 4 ou 5 anos de vida em Coimbra temos algumas certezas: um canudo, muitas recordações, alguns amigos para toda a vida, muitas iniciações. Olhamos para a frente, para o próximo tempo ou para o próximo sítio e temos um optimismo alarve, às vezes, outras, uma angústia que nos estrangula a esperança. Coimbra é mesmo uma cidade do conhecimento? O conhecimento é esta rotina de aulas, exames, frequências, professores, fotocópias? Ou é isto mas também é outras coisas? A vida académica é uma sucessão de acontecimentos folclóricos e evasivos ou também faz parte do conhecimento? Há um dark side of the knowledge como há uma dark side of the moon, apenas intuído, que se tacteia com a pele e com a coragem de correr riscos por dentro de nós mesmos?

A partir de gestos académicos, e outros menos académicos, procurámos ao longo deste semestre desocultar este lado escondido da nossa vida em Coimbra: a expectativa da chegada, o trágico-cómico das aulas, o excesso das noites, alguma inabilidade no amor nem sempre assumida e a ansiedade da partida. A linguagem é o Teatro. O método é aproximativo. O resultado é:RESPOSTA NA PRÓXIMA PARAGEM - Um espectáculo que estará em cena de 26 de Junho a 5 de Julho, sempre às 22h, no Museu dos Transportes.

O preço de bilhete é de 5 euros para público em geral e 3 euros para estudantes.
Este é um espectáculo para maiores de 16 anos, com duração de 56 minutos

16/06/2007

Hoje apetece-me...
Divulgar,



O Orfeon vai lá estar.

15/06/2007

Hoje apetece-me...
Divulgar,

16 de Junho

Integrado nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga (1907–2007)

"O Canto Interrompido" – Música, Poesia e Dança
Sábado, 18h00
Pavilhão Centro de Portugal
Acesso Gratuito
Para ler Miguel Torga – José Carlos Seabra Pereira
Poesia – João Rasteiro; Jorge Fragoso; Maria Toscano; António Vilhena
Poesia e canto – Carlos Carranca
Dança contemporânea - Cláudia Afonso; Andreia Murado
Acompanhamento musical – Durval Moreirinhas

Hoje apetece-me...
Anunciar e agradecer,

2000 visitas em 5 meses

14/06/2007

Hoje apetece-me...
Recordar,

Vi num dos blogs que leio diariamente www.pardalitosdochoupal.blogspot.com.
Adorei o vídeo era bom ver a minha Académica nestes patamares, mas pelo rumo que a coisa leva...Cruzes credo; Será possível existir uma gestão como esta? Será possível que ainda haja quem a defenda?

Académica de Coimbra-KuPS - 1969


Apesar de nunca ter vivido estes tempos, este é e será sempre o meu clube, a minha Académica, por tudo tudo aquilo que ela representa e marca, e que por mais mal que lhe façam...
"Dos fracos não reza a história, cantemos alto nossas vitórias"

Hoje apetece-me...
Divulgar,

Hoje pelas 21h irei estar presente, a convite do Orfeon e da RUC, no programa "Processo de Coimbra".

Com mais alguns elementos de outros organismos autónomos e secções da AAC, tentaremos abordar durante 1h a importância destes na vida cultural da Associação Académica de Coimbra.

Hoje apetece-me...
Divulgar,

Os "Bonifrates-júnior" estrearam a sua 2.ª produção, no dia 9 de Junho, sábado, às 16.00 horas. Trata-se da peça "O Palhaço Arco-Íris", de Ricardo Rodriguez, com encenação de João Maria André, assistência de encenação de Ofélia Libório e Cândida Ferreira, cenografia de Carlos Madeira e banda sonora original de Luís Pedro Madeira.

O "Palhaço Arco-Íris" é uma peça que é ao mesmo tempo um jogo: entrar nela é percorrer, a brincar, o mundo das crianças, das suas memórias, dos seus sonhos, é também estar atento ao mundo das atracções vendidas pela sociedade de consumo e pelos mass media e é ainda viajar no mundo do circo, do seu encanto e das suas surpresas.

Depois do espectáculo do dia 9, voltará a haver apresentações em Junho, nos dias 15(6.ª feira), às 21h30, e 23(sábado), às 16h00; em Julho, nos dias 13(6.ª feira), às 21h30, e 14(sábado), às 16h00, sempre no Teatro-estúdio Bonifrates da Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
Bilhetes à venda no local nos dias dos espectáculos a partir de uma hora antes do espectáculo. Reservas pelo telefone 239716095.

Foi me enviado por mail e com muito gosto divulgo fico à espera de novas sugestões para divulgar, críticas e tudo o que vos apetecer. Para isso aqui fica apartir de hoje criado, hojeapetece.me@gmail.com

13/06/2007

Hoje apetece-me...
dizer,

"Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada."



Fernando Pessoa (13 de Junho de 1888 - 30 de Novembro de 1935)

12/06/2007

Hoje apetece-me...
Dizer,

No sábado passado foi dar uma volta, de propositada, até Cantanhede.

Juntamente com os amigos RC, PS e RR(não digo os nomes porque não lhes pedi autorização para tal), partimos de Coimbra a meio da tarde e efectuámos a primeira paragem em Ança, para aí começarmos a escutar os sons do DixieLand.
Infelizmente era a primeira vez que ia assistir a este fantástico festival e por isso digo infelizmente porque já devia ter ido antes.
Aconselho por isso a que nas próximas ediçoes deêm um saltinho até Cantanhede para assitir ao Festival Internacional DixieLand Cantanhede porque vale bem a pena.

Aqui fica o site com o programa deste ano http://www.cantanhedeonline.pt/dixieland/.
Para que possam ficar com um "cheirinho na orelha" fica aquela que espero que venha a ser a página deste grupo Português que ouvimos e que eu pessoalmente gostei muito, são eles os DixieGang.

Depois de Ança partimos evidentemente para Cantanhede onde aproveitámos juntamente com este festival para jantar numa das tasquinhas do recinto do Tapas e Papas-feira de gastronomia e artesanato de Cantanhede.
Um dia diferente mas muito bem passado. Vale apena estar atento ao que se passa aqui perto de nós.

06/06/2007

Hoje apetece-me...
Reactivar o blog.
E qual a melhor maneira de o fazer, se não com este video fantástico. É longo mas vale a pena ver até ao fim


Aproveito também para pedir desculpas a todos os que vinham visitando o blog e que por alguma falta de tempo e vontade há muito não era actualizado. Com a promessa de voltar a escrever mais vezes o meu,
Muito obrigado